curso.png

Formação em Psicopedagogia: Atendimento Clínico e Institucional

O Curso Formação em Psicopedagogia: Atendimento Clínico e Institucional tem como objetivos principais:

Desenvolver uma postura psicopedagógica em profissionais que atuem na área de Educação;

Aprimorar a percepção de si e do outro enquanto ser individual, social e cultural;

Instrumentalizar o psicopedagogo nas diversas áreas do conhecimento em uma visão interdisciplinar, para uma atuação clínica e/ou institucional;

Refletir criticamente a sua prática como psicopedagogo, ampliando sua visão do processo de aprendizagem.  

Destinado a: Pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos e outros profissionais que tenham interesse na área de Educação, com formação universitária.

Duração:  2 anos (carga horária total: 528 horas)

Horário: Segundas e quartas-feiras, das 18h20 às 22h30.

Conteúdo programático:

1º SEMESTRE 

  • Fundamentos da Psicopedagogia I

  • Fundamentos da Psicopedagogia II

  • Teorias Psicogenéticas e suas possibilidades de intervenção; Vygotsky

  • Formação do papel do psicopedagogo e ética profissional I

  • Psicopedagogia e linguagem: Processos e produções em linguagem e escrita I

  • Problemas de aprendizagem I

  • Olhar psicanalítico para a relação clínica

  • Fundamentos da Psicopedagogia: Contribuições de Jung e enfoque fenomenológico Psicopedagógico

  • Preparação para à introdução à Prática Clínica I (estágios)

2º SEMESTRE

  • Formação do papel do psicopedagogo e ética profissional II

  • Problemas de Aprendizagem II

  • Diagnóstico Psicopedagógico:

A. Linguagens Não Verbais

B. Abordagem Junguiana e Múltiplas Inteligências

C. Contribuições da Psicanálise para a Anamnese

E. Introdução ao diagnóstico Psicopedagógico.

F. Jogos

  • Psicopedagogia e Educação Matemática I

  • Teorias Psicogenéticas e suas possibilidades de intervenção; Wallon

  • Supervisão de Prática Clínica I. 

3º SEMESTRE

  • Formação do papel do psicopedagogo e ética profissional III

  • Psicopedagogia e Educação Matemática II

  • Psicopedagogia e Linguagem: Processos e produções em linguagem escrita II

  • Psicopedagogia Clínica com abordagem analítica contemporânea: "estilos cognitivos sócio afetivos", símbolos, narrativas, prática psicopedagógica-arteterapêuticas 

  • Intervenção Psicopedagógica - Contos e Mitos nas Múltiplas áreas da Aprendizagem: abordagem relacional e analítica.

  • Intervenção Psicopedagógica: Abordagem corporal e recursos de arteterapia I.

  • . Supervisão de Prática Clínica II.

4º SEMESTRE

  • Psicopedagogia e linguagem: Processo de leitura e escrita III

  • Intervenção psicopedagógica com abordagem corporal e recursos de Arteterapia II.

  • Formação do papel do psicopedagogo e a didática para o trabalho em grupo.

  • Psicopedagogia Institucional I: Mediações psicopedagógicas da aprendizagem em grupo, em diferentes contextos e instituições: abordagem analítica, psicanalítica e fenomenológica.

  • Psicopedagogia Institucional II: Intervenção psicopedagógica nos grupos Familiares- Numa visão da Psicologia Analítica e teoria Sistêmica

  • Metodologia da pesquisa científica

  • Orientação de Monografia em psicopedagogia.

  • Supervisão de Prática Clínica III. 

  • Orientação individual de monografia

Observações:

Os alunos deverão prever sua disponibilidade para Prática Clínica obrigatória, com supervisões, a partir do segundo semestre do curso.

Inscrição Curso

O curso há 42 anos forma profissionais para uma atuação clínica e/ou institucional,  possibilitando vivenciar e refletir sobre o desenvolvimento do papel do psicopedagogo em uma abordagem que integra reflexão e prática, em uma visão interdisciplinar,

Curso on-line e presencial

Sua mensagem foi enviada!

Corpo Docente

Ana Luiza.png

Ana Luiza

Colagrossi

Doutora em Ciências (Instituto D’OR de pesquisa - IDOR) com foco em desenvolvimento infantil e aprendizagem socioemocional. Mestrado em Psicologia Aplicada à Educação (Universidade de Nova York - NYU), Pós-graduação em Neuropsicopedagogia (FACON-SP) .Bacharel em Educação (PUC-RJ). Docente no curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional nas disciplinas:

  • Problemas de Aprendizagem I e II. 

carla _edited.jpg

Carla Sachs

 Psicóloga (Unip), Pedagoga (ISE Vera Cruz), Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica (Instituto Sedes Sapientiae) Especialização em Análise Reichiana (Instituto Ibar), Especialização em Psicoterapia Corporal de crianças e adolescentes (Núcleo de Estudos Neo-Reichianos). Docente no curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional nas disciplinas:

  • Problemas de Aprendizagem I e II.

Cláudia Perrot.jpg

Claudia Perrotta

Psicanalista, Doutora em Psicologia Clínica (PUC-SP) com foco em método psicanalítico e formações da cultura, Mestre em Distúrbios da Comunicação (PUC-SP),  Fonoterapeuta voltada à linguagem escrita (PUC-SP) e Psicanalista. Docente no curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional nas disciplinas:

  • Psicopedagogia e Linguagem: Processos e Produções em Leitura e Escrita I,II e III

WhatsApp Image 2021-11-26 at 16.46.09.jpeg

Eloísa Quadros Fagalli

Mestre e Doutora em Psicologia (PUC-SP), Pedagoga, Psicóloga, Formação em Arteterapia, Psicodrama, Grupos Operativos, Psicanálise, aprimoramentos Jung e Winnicott, Psicopedagogia Clínica e Institucional e Constelação familiar. Docente no curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional nas disciplinas: 

  • Psicopedagogia Institucional I: Mediações psicopedagógicas da aprendizagem em grupo, em diferentes contextos e instituições: abordagem analítica, psicanalítica e fenomenológica;

  • Fundamentos da Psicopedagogia: Contribuições de Jung e enfoque fenomenológico Psicopedagógico;

  • Psicopedagogia clínica com abordagem analítica contemporânea: “estilos cognitivos socioafetivos”, símbolos, narrativas, prática psicopedagógica-arteterapêuticas.

Georgia.jpg

Georgia Vassimon

Mestre em Educação na área de antropologia filosófica (UMESP). Psicodramatista Didata e Supervisora (FEBRAP). Psicopedagoga (Instituto Sedes Sapientiae). Especialista em Biologia Cultural (Escuela Matriztica de Santiago). Pedagoga pela PUC-SP. Docente no curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional nas disciplinas:

  • Formação do Papel do Psicopedagogo e Ética profissional I, II e III;

  • Formação do papel do psicopedagogo e didática do trabalho em grupo.

zizi.jpg

Izilda Freitas Rolim

Psicopedagoga (Instituto Sedes Sapientiae), Arteterapia (Universidade Potiguar/Alquimy Art SP), Pedagogia (PUC-SP) com Especialização em Educação(gov.br/MEC). Docente no curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional nas disciplinas:

  • Introdução à supervisão de prática clínica;

  • Supervisão de Prática Clínica I, II e III;

  • Diagnóstico Psicopedagógico - Linguagens Não Verbais

  • Diagnóstico Psicopedagógico - Desenvolvimento do Desenho

WhatsApp Image 2021-11-06 at 09.41.42.jpeg

Márcia Maria Ferrari Ortiz

Psicopedagoga clínica e institucional pela (PUC-SP). Especialista em Educação Infantil e Alfabetização(Claretiano-SP). Licenciatura e Bacharelado em Matemática (Universidade Mackenzie SP). Formação em Psicanálise Winnicottiana (Sociedade Brasileira de Psicanálise Winnicottiana – SBPW). Docente no curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional na disciplina: 

  • Psicopedagogia e Educação Matemática I e II.  

WhatsApp Image 2021-11-26 at 15.25.55.jpeg

Maria Bernadette Casali

Psicóloga, Especialização em Psicologia Escolar, Clínica, Psicodiagnóstico infantil e Psicoterapia de adolescentes. Docente no curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional nas disciplinas:

  • Psicanálise e Educação uma aproximação;

  • Contribuições da Psicanálise para a Anamnese.

 
WhatsApp Image 2021-09-23 at 16.11.55.jpeg

Maria Christina de Magalhães Silvestre

Mestre em Educação (PUC-SP). Pedagoga (USP). Psicopedagoga Clínica e Institucional (Instituto Sedes Sapientiae). Formação em Psicodrama pelo Grupo de Estudos e Trabalhos Psicodramáticos – GETEP. Docente no curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional nas disciplinas:

  • Formação do Papel do Psicopedagogo e Ética profissional I, II e III;

  • Formação do papel do psicopedagogo e didática do trabalho em grupo.

Marilda.jpg

Marilda Nogueira Costa de Almeida

 Psicóloga (Unip), Psicopedagoga (Instituto Sedes Sapientiae), Especialista em cuidados integrativos (Unifesp). Docente no curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional nas disciplinas: 

  • Fundamento de Psicopedagogia I e II; 

  • Diagnóstico Psicopedagógico: Introdução ao diagnóstico psicopedagógico;

  • Diagnóstico Psicopedagógico: Jogo como instrumento de avaliação e desenvolvimento de habilidades;

  • Intervenção Psicopedagógica: Abordagem corporal e recursos de Arteterapia I e II;

Marlene.jpg

Marlene Coelho Alexandroff

Mestre em Didática (FE-USP), Pedagoga (FEC ABC). Docente no curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional nas disciplinas:

  • Teorias Psicogenéticas e suas possibilidades de intervenção: Vygotsky e Wallon;

  • Metodologia da pesquisa científica;

  • Orientação de Monografia em Psicopedagogia.

Silvia.jpg

Silvia Carvalho

Doutora em Educação (UNICAMP-SP), Mestre em Educação e Pedagoga (PUC-SP) e Psicopedagoga Clínica e Institucional (Instituto Sedes Sapientiae).  Atualmente realiza processo de aprimoramento em Clínica Psicanalítica no Instituto Sedes Sapientiae. Docente no curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional nas disciplinas: 

  • Psicopedagogia e Linguagem: Processos e Produções em Leitura e Escrita I,II e III

1.VERA site.jpg

Vera Marcia Gonçalves da Silva Pina

 Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento (Universidade Presbiteriana Mackenzie); Especialista em Psicopedagoga Clínica e Institucional (Instituto Sedes Sapientiae); Especialista em Orientação Familiar (Instituto Sedes Sapientiae); Especialista na Interpretação dos Mitos e Contos de Fada, abordagem Junguiana. Especialização no Método Montessoriano (Escola Jardim Maria Montessori). Pós-graduação em Arteterapia Sistêmica Analítica; Arte Reabilitação (Instituto FACES em parceria com a Faculdade de Conchas – Facon). Docente no curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional nas disciplinas:

  • Intervenção Psicopedagógica - Contos e Mitos nas Múltiplas  áreas da Aprendizagem: abordagem relacional e analítica;

  • Supervisão de prática clínica I, II e III;

  • Diagnóstico - Abordagem Junguiana e Múltiplas Inteligências

  • Intervenção psicopedagógica nos grupos Familiares- Numa visão da Psicologia Analítica e teoria Sistêmica

Vera ferretti_edited.jpg

Vera Maria Teresinha Rossetti Ferretti

Mestre  em Psicologia Clínica (PUC- SP). Pedagoga (PUC–SP), Psicóloga (Univ. S. Marcos), Especialização em Arteterapia e  Cinesiologia-Integração Físio - Psíquica (Instituto Sedes Sapientiae – SP), Psicomotricidade, Dinâmica Energética do Psiquismo (Instituto Cultural de  Dinâmica Energética do Psiquismo - SP), Constelação Familiar(Institut Landshut),Jin Shin Jyutsu. Docente no curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional nas disciplinas:

  • Intervenção Psicopedagógica: Abordagem corporal e recursos de Arteterapia I e II;

  • Supervisão de prática clínica I, II e III;

  • Diagnóstico Psicopedagógico - Linguagens Não Verbais

  • Diagnóstico Psicopedagógico - Desenvolvimento do Desenho

Monitoras

Carla Correia da Silva 
 

Psicóloga formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós-Graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Instituto Sedes Sapientiae. Monitora no curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional nas disciplinas: 

  • Introdução à supervisão de prática clínica; 

  • Supervisão de Prática Clínica I, II e III e ampliada. 

Isabel Soares de Mello Daud 
 

Pedagoga pela PUCSP. Psicopedagoga Clínica e Institucional pelo Instituto Sedes Sapientiae, Membro do Departamento de Psicopedagogia do Instituto Sedes Sapientiae.  

Monitora no curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional na disciplina: 

  • Psicopedagogia e Educação Matemática I e II.   

Marta Teixeira Martins 
 

Pós-graduação em Psicopedagogia: Atendimento Clinico e Institucional, Instituto Sedes Sapientiae. Pedagoga, Faculdade Taboão da Serra, Centro de Formação de Professores Waldorf de São Paulo. Educadora e Pedagoga Social pelo Freie Fachschule für Sozialpädagogik Stuttgart Waldorfkindergartenseminar – Stuttgart, Alemanha. Monitora no curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional na disciplina: 

  • Supervisão de prática clínica I, II e III. 

Nuclécia Alves de Araújo Serikawa 
 

Graduada em Pedagogia pela UNIFAI e em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Instituto Sedes Sapientiae e em Design Instrucional pelo Senac. Monitora no curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional nas disciplinas: 

  • Psicopedagogia Institucional I: Mediações psicopedagógicas da aprendizagem em grupo, em diferentes contextos e instituições: abordagem analítica, psicanalítica e fenomenológica; 

  • Fundamentos da Psicopedagogia: Contribuições de Jung e enfoque fenomenológico Psicopedagógico; 

  • Psicopedagogia clínica com abordagem analítica contemporânea: “estilos cognitivos socioafetivos”, símbolos, narrativas, prática psicopedagógica-arteterapêuticas. 

Paula Paiva Chaves Trilles 
 

Psicóloga (UERJ) com Especialização em Psicologia Clínica (PUC-RJ), Psicopedagogia Clinica e Institucional (Instituto Sedes Sapientiae), Tecnóloga em Processamento de Dados (PUC-RJ) 

Monitora no curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional nas disciplinas: 

  • Teorias Psicogenéticas e suas possibilidades de intervenção: Vygotsky e Wallon; 

  • Metodologia da pesquisa científica; 

  • Orientação de Monografia em Psicopedagogia.