top of page
curso.png

Formação em Psicopedagogia: Atendimento Clínico e Institucional

O Curso Formação em Psicopedagogia: Atendimento Clínico e Institucional tem como objetivos principais:

Desenvolver uma postura psicopedagógica em profissionais que atuem na área de Educação;

Aprimorar a percepção de si e do outro enquanto ser individual, social e cultural;

Instrumentalizar o psicopedagogo nas diversas áreas do conhecimento em uma visão interdisciplinar, para uma atuação clínica e/ou institucional;

Refletir criticamente a sua prática como psicopedagogo, ampliando sua visão do processo de aprendizagem.  

Destinado a: Pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos e outros profissionais que tenham interesse na área de Educação, com formação universitária.

Duração:  2 anos (carga horária total: 528 horas)

Observações: O curso oferece um quinto semestre optativos, como complementação e aprofundamento.

Horário: Segundas e quartas-feiras, das 18h20 às 22h30.

Conteúdo programático:

1º SEMESTRE 

  • Fundamentos da Psicopedagogia I

  • Fundamentos da Psicopedagogia II

  • Teorias Psicogenéticas e suas possibilidades de intervenção; Vygotsky

  • Formação do papel do psicopedagogo e ética profissional I

  • Psicopedagogia e linguagem: Processos e produções em linguagem e escrita I

  • Problemas de aprendizagem I

  • Olhar psicanalítico para a relação clínica

  • Fundamentos da Psicopedagogia: Contribuições de Jung e enfoque fenomenológico Psicopedagógico

  • Preparação para à introdução à Prática Clínica I (estágios)

2º SEMESTRE

  • Formação do papel do psicopedagogo e ética profissional II

  • Problemas de Aprendizagem II

  • Diagnóstico Psicopedagógico:

A. Linguagens Não Verbais

B. Contribuições da Psicanálise para a Anamnese

C. Introdução ao diagnóstico Psicopedagógico.

D. Jogos

  • Psicopedagogia e Educação Matemática I

  • Teorias Psicogenéticas e suas possibilidades de intervenção; Wallon

  • Tecnologia e Educação

  • Supervisão de Prática Clínica I. 

3º SEMESTRE

  • Formação do papel do psicopedagogo e ética profissional III

  • Psicopedagogia e Educação Matemática II

  • Psicopedagogia e Linguagem: Processos e produções em linguagem escrita II

  • Psicopedagogia Clínica com abordagem analítica contemporânea: "estilos cognitivos sócio afetivos", símbolos, narrativas, prática psicopedagógica-arteterapêuticas 

  • Intervenção Psicopedagógica - Contos e narrativas como mediações clínicas psicopedagógicas.

  • Intervenção Psicopedagógica - Abordagem corporal e recursos de arteterapia I.

  • Neurologia e questões contemporâneas na Psicopedagogia

  • . Supervisão de Prática Clínica II.

4º SEMESTRE

  • Psicopedagogia e linguagem: Processo de leitura e escrita III

  • Intervenção psicopedagógica com abordagem corporal e recursos de Arteterapia II.

  • Formação do papel do psicopedagogo e a didática para o trabalho em grupo.

  • Psicopedagogia Institucional : Mediações psicopedagógicas da aprendizagem em grupo, em diferentes contextos e instituições: abordagem analítica, psicanalítica e fenomenológica.

  • Psicopedagogia nas Instituições, novos espaços de aprendizagem

  • Metodologia da pesquisa científica

  • Orientação de Monografia em psicopedagogia.

  • Supervisão de Prática Clínica III. 

  • Orientação individual de monografia

Observações:

Os alunos deverão prever sua disponibilidade para Prática Clínica obrigatória, com supervisões, a partir do segundo semestre do curso.

Inscrição Curso

O curso há 43 anos forma profissionais para uma atuação clínica e/ou institucional,  possibilitando vivenciar e refletir sobre o desenvolvimento do papel do psicopedagogo em uma abordagem que integra reflexão e prática, em uma visão interdisciplinar,

Curso on-line e presencial

Sua mensagem foi enviada!

Corpo Docente

Ana Luiza.png

Ana Luiza

Colagrossi

Doutora em Ciências (Instituto D’OR de pesquisa - IDOR) com foco em desenvolvimento infantil e aprendizagem socioemocional. Mestrado em Psicologia Aplicada à Educação (Universidade de Nova York - NYU), Pós-graduação em Neuropsicopedagogia (FACON-SP) .Bacharel em Educação (PUC-RJ). Docente no curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional nas disciplinas:

  • Problemas de Aprendizagem I e II. 

carla _edited.jpg

Carla Sachs

 Psicóloga (Unip), Pedagoga (ISE Vera Cruz), Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica (Instituto Sedes Sapientiae) Especialização em Análise Reichiana (Instituto Ibar), Especialização em Psicoterapia Corporal de crianças e adolescentes (Núcleo de Estudos Neo-Reichianos). Docente no curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional nas disciplinas:

  • Problemas de Aprendizagem I e II.

Cláudia Perrot.jpg

Claudia Perrotta

Psicanalista, Doutora em Psicologia Clínica (PUC-SP) com foco em método psicanalítico e formações da cultura, Mestre em Distúrbios da Comunicação (PUC-SP),  Fonoterapeuta voltada à linguagem escrita (PUC-SP) e Psicanalista. Docente no curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional nas disciplinas:

  • Psicopedagogia e Linguagem: Processos e Produções em Leitura e Escrita I,II e III

WhatsApp Image 2021-11-26 at 16.46.09.jpeg

Eloísa Quadros Fagali

Mestre e Doutora em Psicologia (PUC-SP), Pedagoga, Psicóloga, Formação em Arteterapia, Psicodrama, Grupos Operativos, Psicanálise, aprimoramentos Jung e Winnicott, Psicopedagogia Clínica e Institucional e Constelação familiar. Docente no curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional nas disciplinas: 

  • Psicopedagogia Institucional I: Mediações psicopedagógicas da aprendizagem em grupo, em diferentes contextos e instituições: abordagem analítica, psicanalítica e fenomenológica;

  • Fundamentos da Psicopedagogia: Contribuições de Jung e enfoque fenomenológico Psicopedagógico;

  • Psicopedagogia clínica com abordagem analítica contemporânea: “estilos cognitivos socioafetivos”, símbolos, narrativas, prática psicopedagógica-arteterapêuticas.

Georgia.jpg

Georgia Vassimon

Mestre em Educação na área de antropologia filosófica (UMESP). Psicodramatista Didata e Supervisora (FEBRAP). Psicopedagoga (Instituto Sedes Sapientiae). Especialista em Biologia Cultural (Escuela Matriztica de Santiago). Pedagoga pela PUC-SP. Docente no curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional nas disciplinas:

  • Formação do Papel do Psicopedagogo e Ética profissional I, II e III;

  • Formação do papel do psicopedagogo e didática do trabalho em grupo.

zizi.jpg

Izilda Freitas Rolim

Psicopedagoga (Instituto Sedes Sapientiae), Arteterapia (Universidade Potiguar/Alquimy Art SP), Pedagogia (PUC-SP) com Especialização em Educação(gov.br/MEC). Docente no curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional nas disciplinas:

  • Introdução à supervisão de prática clínica;

  • Supervisão de Prática Clínica I, II e III;

  • Diagnóstico Psicopedagógico - Linguagens Não Verbais

  • Diagnóstico Psicopedagógico - Desenvolvimento do Desenho

WhatsApp Image 2021-11-06 at 09.41.42.jpeg

Márcia Maria Ferrari Ortiz

Psicopedagoga clínica e institucional pela (PUC-SP). Especialista em Educação Infantil e Alfabetização(Claretiano-SP). Licenciatura e Bacharelado em Matemática (Universidade Mackenzie SP). Formação em Psicanálise Winnicottiana (Sociedade Brasileira de Psicanálise Winnicottiana – SBPW). Docente no curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional na disciplina: 

  • Psicopedagogia e Educação Matemática I e II.  

WhatsApp Image 2021-11-26 at 15.25.55.jpeg

Maria Bernadette Casali

Psicóloga, Especialização em Psicologia Escolar, Clínica, Psicodiagnóstico infantil e Psicoterapia de adolescentes. Docente no curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional nas disciplinas:

  • Psicanálise e Educação uma aproximação;

  • Contribuições da Psicanálise para a Anamnese.

Âncora 1
WhatsApp Image 2021-09-23 at 16.11.55.jpeg

Maria Christina de Magalhães Silvestre

Mestre em Educação (PUC-SP). Pedagoga (USP). Psicopedagoga Clínica e Institucional (Instituto Sedes Sapientiae). Formação em Psicodrama pelo Grupo de Estudos e Trabalhos Psicodramáticos – GETEP. Docente no curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional nas disciplinas:

  • Formação do Papel do Psicopedagogo e Ética profissional I, II e III;

  • Formação do papel do psicopedagogo e didática do trabalho em grupo.

Marilda.jpg

Marilda Nogueira Costa de Almeida

 Psicóloga (Unip), Psicopedagoga (Instituto Sedes Sapientiae), Especialista em cuidados integrativos (Unifesp). Docente no curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional nas disciplinas: 

  • Fundamento de Psicopedagogia I e II; 

  • Diagnóstico Psicopedagógico: Introdução ao diagnóstico psicopedagógico;

  • Diagnóstico Psicopedagógico: Jogo como instrumento de avaliação e desenvolvimento de habilidades;

  • Intervenção Psicopedagógica: Abordagem corporal e recursos de Arteterapia I e II;

Marlene.jpg

Marlene Coelho Alexandroff

Mestre em Didática (FE-USP), Pedagoga (FEC ABC). Docente no curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional nas disciplinas:

  • Teorias Psicogenéticas e suas possibilidades de intervenção: Vygotsky e Wallon;

  • Metodologia da pesquisa científica;

  • Orientação de Monografia em Psicopedagogia.

Silvia.jpg

Silvia Carvalho

Doutora em Educação (UNICAMP-SP), Mestre em Educação e Pedagoga (PUC-SP) e Psicopedagoga Clínica e Institucional (Instituto Sedes Sapientiae).  Atualmente realiza processo de aprimoramento em Clínica Psicanalítica no Instituto Sedes Sapientiae. Docente no curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional nas disciplinas: 

  • Psicopedagogia e Linguagem: Processos e Produções em Leitura e Escrita I,II e III

Vera ferretti_edited.jpg

Vera Maria Teresinha Rossetti Ferretti

Mestre  em Psicologia Clínica (PUC- SP). Pedagoga (PUC–SP), Psicóloga (Univ. S. Marcos), Especialização em Arteterapia e  Cinesiologia-Integração Físio - Psíquica (Instituto Sedes Sapientiae – SP), Psicomotricidade, Dinâmica Energética do Psiquismo (Instituto Cultural de  Dinâmica Energética do Psiquismo - SP), Constelação Familiar(Institut Landshut),Jin Shin Jyutsu. Docente no curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional nas disciplinas:

  • Intervenção Psicopedagógica: Abordagem corporal e recursos de Arteterapia I e II;

  • Supervisão de prática clínica I, II e III;

  • Diagnóstico Psicopedagógico - Linguagens Não Verbais

  • Diagnóstico Psicopedagógico - Desenvolvimento do Desenho

Livros de capa dura

Professores convidados

Monitoras

Fernanda Di Pierro.jpg
Lissa Brasil.jpg

Carla Correia da Silva 
 

Psicóloga formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós-Graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Instituto Sedes Sapientiae. Monitora no curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional nas disciplinas: 

  • Introdução à supervisão de prática clínica; 

  • Supervisão de Prática Clínica I, II e III e ampliada. 

Isabel Soares de Mello Daud 
 

Pedagoga pela PUCSP. Psicopedagoga Clínica e Institucional pelo Instituto Sedes Sapientiae, Membro do Departamento de Psicopedagogia do Instituto Sedes Sapientiae.  

Monitora no curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional na disciplina: 

  • Psicopedagogia e Educação Matemática I e II.   

Marta Teixeira Martins 
 

Pós-graduação em Psicopedagogia: Atendimento Clinico e Institucional, Instituto Sedes Sapientiae. Pedagoga, Faculdade Taboão da Serra, Centro de Formação de Professores Waldorf de São Paulo. Educadora e Pedagoga Social pelo Freie Fachschule für Sozialpädagogik Stuttgart Waldorfkindergartenseminar – Stuttgart, Alemanha. Monitora no curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional na disciplina: 

  • Supervisão de prática clínica I, II e III. 

Fernanda Di Pierro Santilli Bueno 

Pedagoga pela PUC - SP. Psicopedagoga pelo Instituto Sedes Sapientiae. Membro do Departamento de Psicopedagogia do Instituto Sedes Sapientiae. Monitora do curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional na disciplina:
Intervenção Psicopedagógica - Contos e Mitos nas Múltiplas áreas da aprendizagem: abordagem relacional e analítica.

LISSA BRASIL OCARANZA

Graduação em Direito pela Unp, advogada habilitada pela OAB-RN, terminando a formação em psicopedagogia pelo Sedes e Educadora Parental pela Disciplina Positiva Brasil.  Monitora do curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional na disciplina:
Intervenção Psicopedagógica - Contos e Mitos nas Múltiplas áreas da aprendizagem: abordagem relacional e analítica.​

Marcia Takeuchi.jpg
Paulo Sérgio.jpg
Roseli.jpg
Vitor Jod Kodama.jpg

Márcia Regina Takeuchi

Graduada em Editoração pela ECA/USP, mestre e doutora em Educação pela PUC/SP.
Editora de materiais didáticos e de literatura infantil e juvenil, foi executiva em grandes editoras comerciais, hoje tem sua própria editora – Casa Oito/Atalante. É especializada em Psiquiatria Infantil e de Adolescentes no IPQ-HC/USP, onde também presta atendimentos psicopedagógicos.

Paulo Sérgio de Oliveira Jr

Especialista em Psicopedagogia pelo Instituto Sedes Sapientiae, licenciado em Letras (USP) e Pedagogia (Uninove) e bacharel em Psicologia (UMC). É professor de Língua Portuguesa, Psicólogo (CRP 06/161.507) e Psicopedagogo, além de revisor de textos. É membro do Departamento de Psicopedagogia do Instituto Sedes Sapientiae e monitor nas disciplinas de Monografia e Pesquisa do curso de pós-graduação. É conselheiro do Tear Junguiano - Núcleo de Psicologia Analítica de Mogi das Cruzes e Alto Tietê, exercendo, atualmente, a função de Coordenador Geral.

Roseli Del Duque Rosa

Pedagoga formada pela UniSantana, Pós Graduação em Consultoria de Recursos Humanos pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Pós Graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Instituto Sedes Sapientiae. Monitora no curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional na disciplina:
Fundamentos da Psicopedagogia I – Visão Histórica da Psicopedagogia
Fundamentos da Psicopedagogia II – A Teoria do Desenvolvimento cognitivo de Piaget

Vitor Jod Kodama

 

Graduado em Psicologia pela PUC-SP. 

Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Instituto Sedes Sapientiae.

Monitor no curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional nas disciplinas: Teorias Psicogenéticas e suas possibilidades de intervenção: Vigostski e Wallon.

bottom of page